ayp-fryg-zfp
top of page

Pesquisa aponta saúde mental como a principal preocupação de saúde dos brasileiros


Saúde mental é apontada como a principal preocupação de saúde dos brasileiros

A saúde mental passou a ocupar o topo das preocupações dos brasileiros, segundo Ipsos Health Service Report 2025, que ouviu mais de 23 mil pessoas em 30 países. O levantamento aponta que 52% da população brasileira considera o bem-estar mental o principal problema de saúde do país. O dado representa um crescimento expressivo em relação a 2018, quando apenas 18% dos entrevistados tinham essa percepção.


O estudo indica que o Brasil é uma das nações onde a preocupação com a saúde mental mais cresceu, superando questões como o câncer e o estresse. E não foi apenas entre os brasileiros que essa preocupação cresceu. A média global dos 30 países pesquisados também aumentou de 27% em 2018 para 45% em 2025.


Principais preocupações dos brasileiros em saúde

Percentual em 2025 Percentual em 2018

Fonte: Ipsos

A pesquisa também revela que o brasileiro está entre os mais preocupados com seu bem-estar psicológico. Cerca de 74% dos entrevistados pensam “com muita frequência” sobre sua saúde mental, o que coloca o país em terceiro lugar no ranking global de preocupação, atrás apenas de México e África do Sul.


Entre os brasileiros, a preocupação com a saúde mental é mais acentuada entre as mulheres (60%) do que entre os homens (44%). Entre as gerações, 60% da geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) citam o tema como principal problema de saúde, contra 40% nascidos entre 1947 e 1963.





Comentários


bottom of page